"A doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, [de que] seres humanos transformados são, portanto, produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada, esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem ele próprio de ser educado. Ela acaba, por isso, necessariamente, por separar a sociedade em duas partes, uma das quais fica elevada acima da sociedade."
Karl Marx
Birigui São Paulo, 06 de abril de 2010.
Caros Senhores Parlamentares,
Não seria cabível exprimir nas breves linhas que seguem infra descritas a axiologia da categoria a qual guardo relação de pertinência, o Quadro do Magistério, fato qual, muito me compraz.
É de conhecimento público que a vitoriosa greve dos professores iniciou-se no pretérito mês e mesmo se finda, dar-se-a continuidade a luta pelo avanço da categoria.
A greve é filha do advento da democracia em nossa Pátria, fruto da luta dos grandes setores da sociedade, com a greve, resgatamos a visibilidade e a discução sobre políticas públicas de educação, das melhorias da qualidade de ensino e do aprendizado dos estudantes do Estado.
Nesse interim, colocamos a coletividade a par do tratamento dispensado pelo Estado aos professores, as posturas muitas vezes arbitrárias e vis que o Governo nos impôs, alegando desconhecimento de forma desdenhosa muitas vezes para se eximir de discução tão fundamental para o progresso social, político e econômico do Estado.
As tentativas de negociação foram muitas e malfadadas, o Estado ao invés de utilizar a discussão faz-se uso do canhão, em uma alusão à crítica do despotismo feita por um dos Andradas. Praticou-se tudo, em nome da manutenção da denominada ordem social, pôs-se até em marcha o poder coersitivo do Estado, seria a instalação do bonapartismo? As negociação desseGoverno ocorreriam então por assim dizer sub-repticiamente?
Entendemos, não obstante, a necessidade que os posicionamentos do Governo sejam revistos e que no melhor espírito respeitoso e democrático as negociações sejam iniciadas de forma a colocar a par dos fatos todo a sociedade.
A função dos Governos em quaisquer regime democrático é resover com isenção as situações, não tratá-las com menosprezo, ignorando sua existência, assim sendo, consoante a estrutura organizacional do Estado Brasileiro a tri-partição de Montesquieu, solicitamos a essa austera Casa que interseda por essa causa, que é uma causa de todo povo paulista em todos os rincões do Estado.
Um amplexo Fraternal
Prof. Renato Gomes dos Reis
APEOSP - SBSEDE ARAÇATUBA
terça-feira, 6 de abril de 2010
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