não sei se os professores que estão indo as manifestações,se deram conta do momento histórico ao qual participam.estas lutas,de certo modo,á moda antiga,não se verifica a muito tempo em nosso país.somente mesmo os professores é quem tiveram esta coragem de enfrentar a mídia e os poderosos do governo.que a propósito,poderão dar um destino político diferente a um futuro candidato a presidente,que certamente estará encerrando sua carreira no excutivo político-nacional.derrepente estamos mostrando as entranhas de gente inescrupulosas que já era merecedoura de banição da vida pública,conjuntamente com seus projetos que liga nada a lugar algum,para todos os brasileiros,que talvez um dia já pensaram em votar nele.parabéns professor,pela aula de cidadania em cadeia nacional.
atenciosamente:moisés mantovani
sábado, 20 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Profº Moisés perfeito seu comentário, estamos vivendo um momento histórico, onde paramos para discutir e refletir a respeito de nossa profissão, que isto sirva de exemplo para nossos alunos.Podemos mudar com nossa luta, se estamos na docência é para lutar por ela.
ResponderExcluirPergunto, o que é um bom professor? para muitos é aquele que mantém a classe em silêncio, não deixa os aluno respirarem. Hoje sei que este tipo de profissional só formará pessoas apolíticas e com medo de se expressarem, pois criam em seus alunos o medo da repressão, o professor deve dar oportunidade a seus alunos de refletirem, não podemos dar uma educação opressora, pois se isto acontecer, teremos mais professores com medo da luta no futuro, o professor é um exemplo a seus alunos.
Nesta passeta encontrei alguns de meus ex-professores do colégio, se estou lá é porque tive a oportunidade de ter aula com pessoas críticas e comprometidas com sua profissão,não são professores que se escondem nos muros da escola, estão na luta, espero que que eu seja para meus alunos, um exemplo como meus ex-professores foram para mim.
Professor não tenha medo, não seja mesquinho e materialista, pois tudo que conseguir juntar de bens materiais pertence a este mundo,o que ira ficar são as suas lembraças, e qual lembrança você professor quer deixar? A de uma pessoa que não lutou por si e pela sua categoria.
Pense professor.
Complemento
ResponderExcluirEm consonância ao que foi exposto tanto pelo prof. Moisés e pelo prof. Agnaldo conordo parcialmente com as acertivas, em especial no que tange a discutir e refletir a respeito de nossa profissão, que isto sirva de exemplo para nossos alunos(pergunto: que formação estou dando ao meu aluno?). Podemos mudar com nossa luta, se estamos na docência é para lutar por ela. A medida que nos envolvemos observamos o "lutar" do professor observamos a fragmentação tanto do caráter como da politização. O medo de se expressarem, a subserviência entre outros tantos fatores retratam a nossa profissão como piratas,como cordeiros e marionetes de sindicato. A livre expressão dever representar o ápice de um processo desencadeado pela formação moral, social e educacional do indivíduo. Um indivíduo sem história, sem militância, apesar de todo conhecimento intelectual,sua prática,nos momentos de maior pressão,se mostra nula e piegas. O contato com pessoas críticas e comprometidas suscita no âmago do meu ser uma ponta de inveja. Lembrando-me da colocação de Martin Luther King ao dirigir-se a um grupo de estudantes que solicitavam sua opinião acerca da ética e da dignidade do ser humano: "como é difícil fazer a coisa certa se o que é inoportuno é mais conveniente". Nesta greve, como em tantas outras a que passamos como educadores a mesquinhez,a apolitização o medo e a covardia se mostram como convenientes e oportuna.
gabriel C. fernandes
A Evolução da Educação
ResponderExcluirAntigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei
na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente
sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do
ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1.. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque
um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou
de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os Pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas...???"
Em 2009 os Pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...???"
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Este é um dos motivos para que a greve se instaure como legítima e verdadeira
Prof. Gabriel